Pular para o conteúdo principal

Barcos e Lanchas

 Barcos e Lanchas

Dúvidas comuns de quem está entrando agora no mundo dos barcos e lanchas!

Barcos e Lanchas

1. Posso pescar usando minha lancha de passeio?

Com certeza! Diferente do que muitos pensam, ou até mesmo dizem ser impossível, é completamente possível pescar utilizando sua lancha para passeio, mas tenha em mente alguns pontos. A locomoção será limitada e você precisará adaptar algumas coisas.

Por ser uma embarcação de passeio é bem provável que seu barco ou lancha tenha vários bancos para o conforto dos passageiros, isso atrapalhará um pouco sua locomoção pelo barco, lembre-se também que diferente dos barcos de pesca, onde o comando é central, numa lancha ou barco de passeio você precisará escolher um local para ficar e pescar, pois será impossível dar a volta no barco, devido a construção diferente.

Para guardar os peixes você pode usar uma caixa térmica com gelo dentro, servirá muito bem. A caixa de pesca pode ser facilmente armazenada dentro de um paiol, geralmente embaixo do banco, para segurar as varas existem diversos suportes específicos disponíveis no mercado.

Tendo em mente essas pequenas dificuldades, com certeza você conseguirá ter uma pesca usando sua embarcação de passeio! Ah, uma dica, é melhor você fazer isso ancorado

2. Porque a maioria das embarcações tem casco branco?

Uma dúvida bastante recorrente, a razão da cor branca tão presente nas embarcações, não se resume só a estética do barco, mas também a manutenção e a facilidades. A cor branca além de ser uma cor mais fria, esconde muito melhor aqueles riscadinhos e quaisquer marcas que podem acabar aparecendo muito mais facilmente em um barco com o casco de outra cor.

Acaba sendo inevitável um risco aqui ou ali, principalmente quando o barco fica atracado, nisso, o casco branco já se sobressai muito em relação aos demais. O casco branco também possibilita uma manutenção muito mais fácil, e em geral, é muito mais fácil de manter. Além dos riscos, as cores mais escuras queimam muito mais rápido no sol.

A razão dos cascos brancos serem mais presentes é justamente toda essa facilidade que ele trás para a embarcação, sua manutenção e o alívio de possíveis “dores de cabeça” para o dono.

3. Barcos tem limite de velocidade também?

Principalmente em águas abertas, não existe limite de velocidade para embarcações, desde que você conheça e respeite os limites não só da sua embarcação, mas também da água onde você está acelerando.

Fique atento, regiões onde vários barcos e pessoas estão presentes, perto de atracadouros e rampas, não é bem assim, é em geral estritamente proibido navegar em alta velocidade, isso se deve a onda que o barco pode acabar criando nessa velocidade. Isso pode ser perigoso de várias maneiras, você pode criar riscos para outras embarcações, pode atingir um banhista, um cabo, enfim. Não corra esse tipo de risco.

Nesses locais, a velocidade ideal para algumas embarcações é no máximo 5 nós, algumas até menos que isso, 3 nós no máximo. A velocidade reduzida vai criar no máximo uma pequena marola, mas ela será bem baixa e não vai te arranjar nenhuma dor de cabeça. Vale lembrar que essas condições devem ser seguidas quando você estiver perto de um barco menor ou quando estiver tirando sua embarcação da praia também.

Lembre-se bem, além de estar tomando conta da sua segurança e dos outros, você está se livrando de problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yamaha Náutica

Yamaha Náutica A Yamaha Motor Corporation Ltd., que inicialmente fazia parte da Nippon Gakki Corporation, foi fundada por Genichi Kawakami em 1955. Genichi KawakamiGenichi Kawakami sucedeu seu pai aos 38 anos, como o quarto presidente da Nippon Gakki em 1950. Ele possuía uma ambição ardente em seu jovem coração. "É responsabilidade de um líder corporativo melhorar a performance da companhia e, quando houver possibilidades financeiras, promover pesquisas dos próximos produtos que levarão ao desenvolvimento de novos negócios". Com este ideal em mente ele começou, em novembro de 1953, a desenvolver um novo produto que poderia utilizar o equipamento de fabricação de hélices. Dez meses depois o protótipo do primeiro modelo de motocicleta estava terminando. A produção começou em janeiro de 1955 e as vendas no Japão iniciaram em fevereiro. Então, em 1º de Julho a divisão de motocicletas da Nippon Gakki foi expandida para estabelecer a Motor Co. Ltd. Perspic